Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) se reuniram na tarde desta quinta-feira (27), em Blumenau, para a quinta assembleia geral do ano. Conduzida pelo presidente da entidade, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, o encontro teve como principais pautas turismo, finanças municipais, saúde pública e infraestrutura urbana.
Na ocasião, os prefeitos expressaram preocupação com os hospitais da região, que enfrentam problemas financeiros e estão lutando para não comprometer os serviços prestados à população. Eles falaram também da situação do Programa Mais Médicos, pois as novas regras de adesão reduzem o número de vagas de profissionais em Santa Catarina, criam um grande problema de custos aos Municípios e comprometem a política de assistência básica em saúde.
Sobre turismo, a presidente da Instância de Governança do Turismo do Vale Europeu (IGR – Vale Europeu), Cíntia Mara Panini, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido para o fortalecimento do turismo nos 19 municípios pertencentes à instância.
Para o presidente da Ammvi, é imprescindível um trabalho regionalizado e qualificado em prol do turismo, pois isso gera emprego e renda à população. “Temos como desenvolvermos ações integradas e potencializarmos os atrativos turísticos de todos os municípios”, frisou o prefeito de Blumenau.
Um cenário sobre a arrecadação municipal, o índice de participação dos municípios e o valor adicionado também foi apresentado aos prefeitos pelo assessor econômico da Ammvi. Durante a reunião, os gestores trataram sobre infraestrutura e a situação das rodovias estaduais na região, que há longa data necessitam de conservação e manutenção.
Os prefeitos deliberaram ainda pelo envio de correspondência ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, em que solicitarão auxílio na liberação de recursos para a restauração da rua Dr. Nereu Ramos, no município de Gaspar. Neste local, no dia 18 de junho, uma cratera se abriu na rodovia decorrente da erosão ocorrida às margens do Rio Itajaí-Açu, o que resultou na interrupção do fluxo de veículos no respectivo trecho.
Na assembleia os prefeitos trataram também sobre consórcios públicos, tramitação de projetos de interesse dos municípios na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. O próximo encontro será em agosto, mês em que a entidade comemora 50 anos de fundação.
Michele Prada, Ascom Ammvi.