Uma volta a tradição na tarde deste domingo, 7, no 6ª edição do Festival Nacional da Cuca, com a aula show do professor de gastronomia William Paranhos. Na sua exibição, Paranhos trouxe ao público presente o resgate da receita tradicional da cuca, receita vinda da Alemanha.
Com um bom público presente, Paranhos chamou duas auxiliares da plateia que jamais tinham feito cuca e começou o trabalho, mas antes, falou da importância do festival.”Resgata a tradição da cuca, um alimento que vem da imigração alemã para o Brasil, pra mim, isso é muito importante, eu enquanto professor universitário, que trabalho com a gastronomia, trabalho com pesquisa, trabalho com conhecimento tradicional. Então, esse é um evento que fomenta e dissemina esse conhecimento, para que ele não venha se perder e continue passando de geração em geração,” disse.
Como estudioso o professor destacou a origem desse alimento tradicional para os brusquenses e para Santa Catarina. “A cuca para é de todo o sul do país, trazida pelos imigrantes alemães é o doce mais típico alemão. Ela surge na região da Silésia, uma região que divide a Polônia, República Tcheca e Alemanha. Mais ou menos no século XVI, tradicionalmente ela era feita em tabuleiros quadrados, que é o que as nossas omas aqui da região ainda fazem. Hoje, a gastronomia passa por uma gourmetização da cuca, a massa vem se perdendo um pouco, o recheio vem se perdendo um pouco. Por isso, a aula contou com uma receita típica alemã, com recheios alemão, é a cuca alemã realmente,” explicou.
Tradição para as futuras gerações
Além das omas e dos participantes do concurso a Cuca nota 10 do Brasil, as crianças também tiveram oportunidade de fazer a cuca, cerca de 20 crianças participaram de uma oficina de cuca, todos com as mãos na massa aprenderam a fazer e a manter a tradição brusquense da deliciosa cuca.
Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.