Neste mês de julho, os municípios de Apiúna, Ascurra, Gaspar e Rodeio receberam da AMMVI o kit de itens do Programa Observador Social Mirim de Educação Fiscal e Cidadania. Entregue às secretarias municipais de Educação, o kit contém materiais didáticos para a aplicação de jogos e brincadeiras que serão feitas com os alunos para consolidar, de forma divertida, o conhecimento repassado em sala.
O programa está sendo implantado nas turmas de 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais do Médio Vale do Itajaí e tem duração de seis horas em cada turma. A iniciativa é uma parceria entre AMMVI, Prefeituras, Observatórios Sociais e entidades empresariais.
Conforme o diretor executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, o programa serve de apoio pedagógico e complemento educacional com o objetivo de promover a cidadania, enfatizar a transparência, despertar a responsabilidade social, prevenir e combater a corrupção e reforçar atitudes individuais corretas.
“Queremos despertar nas crianças responsabilidades individuais e coletivas na aplicação dos recursos públicos e estimular o controle social, sempre enfatizando”, analisa a controladora interna da AMMVI, Sabrina Furlani.
Para a secretária de Educação de Gaspar, Zilma Benevenutti, é um projeto de “extrema importância para o desenvolvimento das nossas crianças. Estamos felizes em poder iniciar aqui no nosso município”, salientou.
O kit é composto por mais de 10 itens destinados para jogos e brincadeiras e também será montado um mercadinho para que as crianças aprendam melhor sobre as questões de tributação. Na conclusão das atividades, cada aluno recebe um certificado e uma lupa simbolizando a observação que o aluno deve desenvolver diante da sociedade.
Michele Prada, Ascom AMMVI.