Cinco décadas de atuação pelo movimento municipalista. Este foi o marco comemorado no dia 2 de agosto, data em que a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) completou 50 anos de fundação. Para homenagear o aniversário, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) promoveu, na noite de ontem (15), uma sessão solene, na sede da Associação, em Blumenau.
De proposição do deputado estadual Laércio Schuster Junior, que também foi presidente da Ammvi em 2013, a sessão especial prestou homenagem à Ammvi pela colaboração ao desenvolvimento regional, à cooperação intermunicipal e à modernização da gestão pública. Na ocasião, receberam a honraria os ex-presidentes, o membro-organizador Victor Fernando Sasse, o membro-fundador Evaristo Francisco Spengler, os funcionários com mais de 20 anos de serviços prestados à entidade, a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e os prefeitos desta gestão.
“Nós sempre lutamos na Associação, falo como ex-prefeito e ex-presidente da Ammvi, de termos autonomia de sermos olhados com muito mais carinho e sensibilidade e, principalmente, generosidade por aqueles que possuem os grandes recursos para as obras estruturantes. Lutamos aqui muitos anos para defender única e exclusivamente os nossos municípios”, disse o deputado Laércio Schuster.
Durante seu pronunciamento, o deputado citou ainda as demais esferas de governo. “Precisamos fazer com que os nossos Entes federativos assumam as suas responsabilidades. Porque tão logo não vai mais ter motivo para existir os estados, porque as demandas cada vez mais recaem sobre os municípios. A região do Médio Vale do Itajaí possui bons homens públicos e, principalmente, sabem o que querem para construir a nossa região. E me orgulho de estar hoje homenageado os prefeitos e esta Associação que é tão importante para Santa Catarina”, disse o deputado Laércio Schuster.
Sasse falou em nome dos homenageados e elogiou a iniciativa da Alesc. Para ele, a região é a mais pujante de Santa Catarina e uma das melhores do Brasil. “E isso é mérito de todos os que aqui lutam, trabalham e organizam uma sociedade ordeira. Esta Associação é referência de modelo de associação de municípios de Santa Catarina e do Brasil” disse.
O ex-prefeito de Blumenau continuou seu discurso falando da vida pública. “Enquanto que muitos se envergonham de ser políticos, nós temos orgulho. Política é a arte do bem comum, é uma forma de amor social, um serviço à vida e à convivência fraterna e solidária de pessoas e de nações. Nós somos homens públicos e conscientes de nossas responsabilidades e por isso proclamamos a ética e a honestidade. Unidos nós seremos fortes, somos fortes. Parabéns AMMVI. Agora são os próximos 50 anos”, finalizou Sasse.
Encerrando a sessão solene, o presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, falou de sua caminhada como prefeito. “Neste tempo que estou, aprendi a entender a importância da AMMVI para Blumenau e para a região. A importância da sua história e de sua construção ao longo destes 50 anos. A AMMVI não tem partido, a AMMVI tem cidadão. E esse espírito de união foi o que mobilizou 11 prefeitos a formar essa Associação que, ao longo destes 50 anos, fez e vai continuando fazendo história”, ressaltou.
Emocionado, o presidente Hildebrandt citou ainda a fase de maturidade da Associação, de reconhecimento de seu papel e de sua responsabilidade. “A AMMVI trabalha no dia a dia não fazendo política, mas gestão de transformação social das nossas cidades. Esse é o nosso papel, esse é o nosso dever, esse é o nosso jeito de fazer. Parabenizo e agradeço a todos os prefeitos que ao longo destes 50 anos depositaram tijolos na formação dessa AMMVI. Vocês é que são merecedores dessa homenagem. Que Deus nos abençoe a não desistirmos nunca de fazermos o bem e o melhor para a nossa região”, encerrou Hildebrandt.
Michele Prada, Ascom AMMVI