Os alunos do 4º ano das escolas municipais de Gaspar recebem, nos meses de agosto e setembro, as atividades do Programa Observador Social Mirim. Com a aplicação nas escolas, os estudantes são orientados sobre educação fiscal, cidadania, respeito e cooperação. A iniciativa acontece por meio de parceria entre a AMMVI e a Prefeitura de Gaspar. A secretaria municipal de Educação e a superintendência de Defesa Civil também estão engajadas neste projeto.
Durante a interação com os alunos, são abordados temas relacionados à organização política do Brasil, cidadania e respeito, educação fiscal, voto consciente, planejamento público e democracia. Os assuntos são apresentados de forma dinâmica, utilizando-se jogos e brincadeiras com o intuito de instigar os alunos a tirar dúvidas e consolidar o conteúdo. Além disso, eles recebem o Caderno de Educação Fiscal e Cidadania.
Em Gaspar, a expectativa é que o Programa contemple cerca de 250 alunos em oito escolas do ensino fundamental. A secretaria Municipal de Educação mobilizou as escolas para participar da ação e a superintendência de Proteção e Defesa Civil está aplicando as atividades em sala de aula por meio da assistente social Ana Janaína Medeiros de Souza. “O projeto está sendo bem recebido pelas crianças. Observa-se bastante interesse e questionamentos, além de que as dinâmicas ajudam na fixação do conteúdo”, analisa Ana Janaína.
Ao final das atividades, os alunos são certificados como Observadores Sociais Mirins e levam para casa uma lupa, que é símbolo do Programa. “Os alunos ficam empolgados com a entrega da lupa e conseguem absorver o objetivo do projeto, vislumbrar como se tornar um cidadão melhor e como fiscalizar para ajudar na construção de uma cidade melhor”, finaliza a assistente social.
Observador Social Mirim no Médio Vale
O Observador Social Mirim é um programa de apoio pedagógico e complemento educacional que visa promover a cidadania, enfatizar a transparência, despertar a responsabilidade social, prevenir e combater a corrupção e reforçar atitudes individuais corretas. Ele foi criado em 2016 pelo Observatório Social de Brusque (OSBr).
Em abril deste ano, a AMMVI assinou termo de cooperação com o OSBr para estender o Programa a todos os municípios do Médio Vale do Itajaí. A partir disso, as atividades estão sendo desenvolvidas por meio de parceria entre AMMVI, Observatórios Sociais, entidades empresariais e Prefeituras dos municípios do Médio Vale.
Até o momento, as atividades foram aplicadas em Brusque, Botuverá, Guabiruba, Pomerode e, agora, Gaspar.
Michele Prada, Ascom AMMVI.