O Projeto “Sou Estudante, Sou Cidadão”, inicia suas atividades nesta terça-feira, 27, na Escola de Educação Básica Professora Aninha Pamplona Rosa, desenvolvido pelo Batalhão de Policia Militar de Gaspar, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação. O projeto será realizado com estudantes do pré-escolar até o quinto ano, três vezes por semana, nas terças, quarta e sextas-feiras, com duração de meia hora cada aula.
O Major Pedro Machado ressalta que o Projeto Sou Estudante, Sou Cidadão “é um programa desenvolvido pela Polícia Militar em cooperação com a unidade escolar a ser atingida durante período certo, executado por policiais militares e consiste no deslocamento deste efetivo para uma unidade escolar onde serão aplicadas atividades visando o aprimoramento da formação do estudante como cidadão, aproximação da polícia militar com os pais e corpo docente da unidade e organização do ambiente escolar”.
Como resultado do projeto, é esperado que os valores positivos sejam fixados nas crianças e adolescentes, mudança nos comportamentos negativos, criação de identidade e responsabilidade com o ambiente escolar. O resgate da figura do professor como mestre e condutor de ações pedagógicas efetivas. Aumento da autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar e com isso diminuir os índices de criminalidade da evasão escolar.
O Projeto
O programa, nascido em 2018 na cidade de Camboriú, é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a escola agraciada. Ele ocorre três vezes por semana, sempre no início das aulas. Após serem dispostos em formação militar padrão, os alunos fazem o hasteamento da Bandeira do Brasil e cantam o Hino Nacional Brasileiro.
Superintendência de Comunicação de Gaspar.