Capacitar usuários do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) para operacionalizar o sistema e também elaborar projetos adequados que possibilitem a captação de recursos. Este foi o objetivo do curso Plataforma +Brasil: Siconv Módulo A, realizado nos dias 2 e 3 de outubro, em Blumenau.
O curso reuniu servidores municipais que atuam com transferências voluntárias da União para dois dias de atualizações e informações sobre atos preparatórios e execução do sistema, que contribuirão para a desempenho mais efetivo das políticas públicas que beneficiam o cidadão.
A instrutora Marise Teresinha Heinig, gestora de convênios da AMMVI, explica que, dentre os assuntos, foi tratado sobre transferências voluntárias, cadastro de programa, noções de projetos sociais, cadastro de proposta e plano de trabalho, registro de notificação e ferramentas de gestão nas transferências da União.
“O curso oportunizou aos servidores públicos se aprofundarem nas peculiaridades e na usabilidade da Plataforma + Brasil, que surgiu em virtude da demanda por melhorias na gestão dos diversos tipos de transferências de recursos pela União aos Estados e Municípios”, analisa Marise. Segundo ela, a plataforma objetiva que, com uma base única, aprimorar as medidas de integridade e transparência.
O curso, promovido pela AMMVI, é uma iniciativa do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios. A capacitação reuniu cerca de sete municípios e, além da instrutora Marise, contou com o docente Roberto Albertino de Souza, que éassessor de Projetos e Convênios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Módulo B
Marise adianta ainda que, nos dias 28 e 29 de novembro, será feita uma nova capacitação para tratar da Plataforma +Brasil. “Desta vez vamos orientar sobre o módulo B, que abordará da execução à prestação de contas”, explica a gestora.
Michele Prada, Ascom AMMVI.