No dia 26 de outubro foi realizada nas dependências da Fundação Indaialense de Cultura a 3ª Conferência Municipal de Cultura, uma realização da FIC e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Indaial (CMPCI) com assessoria técnica da empresa Dois Pontos: Una! Assessoria e Projetos, por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
O evento promoveu a discussão sobre melhorias para o Sistema Municipal de Cultura, contou com a elaboração de propostas que serão norteadoras para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura e realizou a eleição dos representantes da sociedade civil para as cadeiras do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
A Conferência contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas. A sociedade pôde se reunir com representantes do Executivo e Legislativo Municipal, integrantes do Conselho Estadual de Cultura e a coordenadora de Turismo, Cultura e Esporte do Cimvi, Arlete Scoz. Também prestigiou evento o diretor-presidente da Fundação de Turismo e Cultura de Timbó, Jorge Ferreira.
Como forma de orientar os participantes para o trabalho de elaboração das propostas para o Plano Municipal de Cultura, o consultor em impacto social, Qiah Salla, da empresa Dois Pontos: Una! Assessoria e Projetos, realizou a palestra “Impactos e Panoramas de Cultura”, apresentando dados e estratégias para o entendimento da transversalidade da cultura com vistas ao desenvolvimento econômico, turístico e social, além de suas contribuições para melhoria dos índices educacionais e de segurança pública. Também foram repassadas informações sobre o funcionamento dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura.
Na sequência, foram criados quatro grupos, um para cada eixo temático: Infraestrutura Cultural; Formação em Cultura; Produção, Difusão e Fruição; Qualificação da Gestão e Sistema Municipal de Cultura. A cada 30 minutos as pessoas alternavam de grupo. Ao fim, 73 propostas foram elaboradas e servirão como base para a elaboração do Plano pelo Conselho Municipal em parceria com a FIC. Depois de pronto ele será transformado em lei e resultará em um planejamento de dez anos para o desenvolvimento cultural do Município.
Conforme programação da Conferência, ainda foi dado início ao processo de eleição do Conselho Municipal. Os conselheiros possuem a missão de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas de cultura e monitorar o desenvolvimento cultural da cidade.
A composição da sociedade para o mandado de 2019-2021 ficou assim definida:
Patrimônio Material e Imaterial
Titular: Heinz Beyer | Suplente: Letícia Michalack Gilz
Música
Titular: Sidney Trentini Machado | Suplente: Jean Carlos Gonçalves
Livro, Leitura e Literatura
Titular: Marco Antonio Struve | Suplente: Ivone Schlei
Artes Cênicas
Titular: Paula Marina Torres de Souza | Suplente: Marcelo da Silva
Artes Visuais e Audiovisual
Titular: Alex Bauer Antonio Moreira | Suplente: Iria Pieritz
Culturas Populares, Folclore e Artesanato
Titular: Geovani Gilz | Suplente: Almir Leite Meireles
Assessoria de imprensa da prefeitura de Indaial.