You are currently viewing Prefeitura de Brusque anuncia novas medidas de combate ao coronavírus

Prefeitura de Brusque anuncia novas medidas de combate ao coronavírus

Em reunião do grupo gestor na tarde desta terça-feira (17) ficou decidido suspender por trinta dias, com possibilidade de prorrogação, as aulas nas escolas e centros de educação infantil municipais de Brusque. A medida vale a partir desta quinta-feira (19), mas os estudantes terão as faltas abonadas em caso de não comparecimento entre terça e quarta-feira (18). A orientação é a mesma do Decreto Estadual, que suspendeu as aulas em todos os estabelecimentos públicos e privados em Santa Catarina. O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, decidiu seguir a mesma linha de prevenção em relação a propagação do COVID-19.

Segundo a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, neste período de suspensão das aulas, quinze dias será a título de antecipação do recesso escolar do mês de julho e a outra metade, será compensada em calendário suplementar a ser definido. “Entendemos que o problema é de saúde pública. Deste modo, acompanhamos o Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina, que suspende todas as atividades. No nosso caso, da rede municipal, as creches e as escolas de ensino fundamental. Nós também entendemos que tudo o que se faz antes de uma pandemia parece exagero, mas o que se faz depois parece que foi pouco. Então, de forma bastante responsável vamos fazer isso nesse momento”, ressalta.

A partir da próxima segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde abrirá o Centro de Triagem para Doenças Respiratórias na Arena Brusque, com a presença de seis médicos, que atenderão em dois turnos entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço. O local será específico para pacientes com sintomas respiratórios agudos. Detalhes sobre a operação deste novo posto avançado, serão divulgados em breve.

Com a suspensão das aulas, a prefeitura também decidiu fechar por um mês as visitas ao Parque das Escultura, Zoobotânico e Parque Leopoldo Moritz. A medida visa evitar aglomerações em espaços públicos municipais.

“Determinei o fechamento das escolas municipais – incluindo as creches – e particulares, para evitar a proliferação do Coronavírus. E vamos abrir o serviço de pronto-atendimento para os pacientes com sintomas da doença, para atender de maneira adequada e triar os pacientes. É importante que cada um se proteja para evitar problemas maiores”, ressalta o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a criação de um espaço exclusivo para os pacientes que apresentem sintomas de doença respiratória aguda é muito importante. “Pacientes com tosse, gripe, febre, catarro, falta de ar. Todos vão ter um espaço exclusivo a partir de segunda-feira, para que os atendimentos não apresente risco a outros pacientes”, explica.

Outra medida tomada foi a mudança de faixa etária dos servidores que serão afastados das atividades funcionais. A partir de agora, os concursados, ACT’s, comissionados ou terceirizados, com 60 anos ou mais, estão dispensados do trabalho, sendo recomendado aos mesmos ficarem em casa para evitar contato com o público.

A empresa Nosso Brusque, que opera o sistema de transporte público, será notificada oficialmente em relação a limpeza dos ônibus. Caberá a Secretaria de Trânsito acompanhar e fiscalizar o trabalho, com o objetivo de reduzir possíveis transmissão da doença.

A Prefeitura de Brusque informa ainda que as reuniões de avaliações do avanço da doença em Santa Catarina e as consequências que poderão ocorrer na cidade, assim como as medidas a serem tomadas, passaram a ser diárias. Nestes encontros, participam além do prefeito Jonas Paegle e do vice-prefeito Ari Vequi, várias secretarias municipais, que vão avaliar e tomar as decisões visando o bem estar da sociedade.

Secretaria Municipal de Comunicação Social de Brusque.