Nos últimos dias, os 14 municípios do Médio Vale do Itajaí declararam situação de emergência visando ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Os decretos objetivam ainda complementar ações nos planos locais de prevenção e combate ao Covid-19.
“Os prefeitos estão se reunindo virtualmente todos os dias e tomando medidas em conjunto, buscando preservar a proteção da população e manter os serviços essenciais disponíveis e em bom funcionamento. É um momento difícil, mas a união dos gestores públicos e a conscientização da população são essenciais para combatermos a propagação do Covid-19”, comenta o presidente da AMMVI, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.
Outras medidas já foram adotadas conjuntamente pelos municípios, tais como suspensão das aulas, do transporte coletivo de pessoas, das atividades de serviços não essenciais e da entrada de novos hóspedes nos hotéis. Além disso, foi proibida a circulação de pessoas em espaços públicos de usos coletivo, aglomerações em eventos, cursos e centros religiosos.
Decretos municipais estão sendo publicados periodicamente com medidas adicionais de prevenção ao Covid-19. Os decretos e as demais orientações de enfrentamento à pandemia podem ser encontrados no site ammvi.org.br.
Situação de emergência
Decretaram situação de emergência os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Michele Prada, Ascom AMMVI.