Casos de Coronavírus
Blumenau soma neste domingo, dia 22, seis (6) casos confirmados de Coronavírus (COVID-19). Os seis exames com resultado positivo foram testados em laboratório particular contratado junto ao Município, e agora seguem para confirmação junto ao laboratório oficial do Estado, o Lacen.
Os casos incluem uma jovem de 29 anos, que chegou a ser hospitalizada, mas já está em casa, um casal com 40 e 45 anos e dois homens, de 30 e 50 anos que também estão em casa, seguindo orientações de isolamento. Apenas um idoso, de 72 anos e que teve o resultado confirmado, segue hospitalizado, mas fora da UTI.
Ao todo, Blumenau conta com vinte e dois (22) casos registrados como suspeitos, sendo que quatro (4) deles já foram descartados e dezoito (18) casos aguardando resultado do Lacen.
Os pacientes dos casos em investigação estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção.
O Município reforça ainda que vem cobrando agilidade na divulgação dos exames enviados ao Lacen, mas que entende, contudo, a alta demanda que o laboratório vem atendendo, uma vez que a mesma estrutura é a responsável pelos exames de todo o Estado. Desta forma, a Prefeitura de Blumenau reafirma que segue a busca pela contratação, com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), de exames para o Coronavírus junto à rede privada, nos laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e que tenham a possibilidade de entregar os resultados com maior agilidade.
Atendimento
A partir desta segunda-feira, dia 23, dois Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus passam a oferecer atendimento. Os espaços, montados no Ginásio da secretaria da Família (Pró-Família) e na Policlínica, atenderão das 7h às 19h e contarão com equipes compostas por profissionais da saúde como técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e médicos.
Pessoas com sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal poderão se dirigir até o local. Em casos com esses sintomas, aliados a dificuldade de respirar, a orientação é para que as pessoas procurem um pronto-socorro.
Além desses dois Ambulatórios montados na Policlínica e no Ginásio da Pró-família, os AGs e ESFs seguem atendendo a comunidade.
Ao longo do sábado, 21, equipes da Defesa Civil, 23º Batalhão de Infantaria e Bombeiros realizaram a instalação de tendas que servirão como consultórios e no apoio aos atendimentos. Essa medida faz parte do planejamento e organização do Município visando estar preparado para atender um eventual crescimento de casos, possibilitando desta forma, complementar o atendimento nas estruturas e hospitais da cidades.
Atendimento virtual
A Prefeituraestá finalizando a estruturação de um canal de atendimento virtual que ajudará na orientação e esclarecimento de dúvidas em relação ao Coronavírus. A ferramenta deve estar disponível já a partir da próxima terça-feira e terá como suporte estudantes em fase final do curso de medicina na Furb.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) seguiu neste domingo, 22, com as barreiras de orientação em alguns pontos de acesso ao município. Além da orientação realizada pela Guarda de Trânsito, a equipe usou placas informativas para alertar sobre a responsabilidade social e a importância de evitar a circulação desnecessária pela cidade. A Seterb ressalta que não existe a intenção de realizar bloqueios nos acessos à cidade e que as barreiras de orientação seguem sendo realizadas ao longo dos próximos dias.
Transporte para profissionais da saúde
A partir desta segunda-feira, 23, a Seterb também passa a disponibilizar quatro linhas de ônibus para o deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde identificados com crachá.
Os ônibus vão passar por cerca de 50 ruas da cidade, possibilitando o deslocamento dos profissionais da rede pública e privada. O esquema de pagamento é o mesmo do transporte em dias normais, ou seja, utilizando dinheiro ou vale transporte.
Nestes primeiros dias, fiscais da Seterb farão o acompanhamento dos itinerários para realizar a avaliação e ajustes necessários para atender a demanda.
Vacinação contra H1N1
Também nesta segunda-feira, dia 23, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) inicia a 1ª Fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, com vacinação de idosos em casas asilares e trabalhadores de saúde em seus locais de trabalho. A vacinação será feita nesses locais até quarta-feira, dia 25.
A vacinação nas unidades de saúde inicia na próxima quinta-feira, dia 26 e contará com diversas medidas para evitar o contagio do Coronavírus. Nos Ambulatórios Gerais do Badenfurt, Velha, Escola Agrícola e Itoupavas, microônibus darão apoio para manter o público na área externa das estruturas. No ambulatório do bairro Centro, a vacinação ocorrerá no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), no bairro Garcia, a vacina será aplicada na sede da Intendência Municipal e no AG Fortaleza, no Centro Social localizado ao lado da estrutura. Já as Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) que possuem salas de vacina também participam da campanha, com medidas de prevenção e distanciamento.
Outra medida adotada para reduzir o contato social será o agendamento de vacinação para idosos, que poderá ser feito pelo site https://pronto.blumenau.sc.gov.br/pronto/agendamentovacinacao.aspx.
Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril, a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores de saúde, conforme estabelece o Ministério da Saúde. O agendamento também será possível ligando nas ESFs com salas de vacina. O atendimento para a vacina da Influenza será limitado para até 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 pessoas por dia em ESFs, com prioridade para os agendamentos.
Isolamento
A Prefeitura de Blumenau reforça a orientação para que as pessoas busquem o isolamento social, evitando se deslocar sem necessidade. Quatro carros de som estão percorrendo as ruas da cidade relembrando as recomendações.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.