You are currently viewing Primeira rodada de encontros regionais contempla Médio e Alto Vale do Itajaí

Primeira rodada de encontros regionais contempla Médio e Alto Vale do Itajaí

Prefeitos, secretários municipais de saúde, coordenadores regionais de Defesa Civil e Saúde e representantes de hospitais do Médio e do Alto Vale do Itajaí se reuniram, na tarde desta quarta-feira (29), com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino e o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, em videoconferência. Em pauta, orientação e levantamento das informações de logística em saúde para enfrentamento ao Covid-19. 

O encontro é resultado da articulação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) com o objetivo de estreitar a articulação, a comunicação e a logística entre municípios e Estado. Ao todo, foram sete encontros virtuais que contemplaram todas as regiões catarinenses. 

“Queremos ser parceiros e contribuir nas ações. Os prefeitos precisam de informações do Estado para nortear as decisões, como também as iniciativas entre os Entes devem ser sincronizadas”, ressaltou o presidente da AMMVI, Matias Kohler, prefeito de Guabiruba. 

Para o chefe da Casa Civil, a ideia é trocar “informações localizadas sobre as medidas já tomadas pelo Governo e a estrutura total prevista para o enfrentamento ao coronavírus nos municípios”, disse Borba. 

Durante a reunião, Zeferino apresentou um resumo do atual cenário de combate à pandemia e respondeu as dúvidas apontadas pelos gestores. Na ocasião, ele apresentou a plataforma online com ferramentas de inteligência e estatísticas e a quantidade atualizada de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos no Médio e no Alto Vale. 

Com uma população de quase 1 milhão de habitantes, a macrorregião que compõe a AMMVI e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) têm 42 municípios. Toda a região possui 171 leitos de UTI e sete hospitais vocacionados, sendo que 60 são novos leitos ativos. O Governo do Estado planeja chegar a 210 leitos de UTI na região, sendo 89 novos leitos habilitados. Essas informações estão centralizadas no site www.coronavirus.sc.gov.br

Coordenadora da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), Marcia Adriana Cansian, secretária municipal de Saúde de Botuverá, reforçou que já foi enviado ao Estado levantamento de ampliação da capacidade de atendimento dos hospitais da região da Ammvi. Segundo ela, os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel (Blumenau), Azambuja (Brusque) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Gaspar) já sinalizaram possibilidade de aumentar número de leitos, porém aguardam aporte financeiro do Estado. 

O hospital de Gaspar, por exemplo, talugou respiradores mecânicos para a implementação de novos leitos de UTI destinados ao atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. Porém, os recursos para isso foram investidos pela prefeitura de Gaspar. 

O secretário de Saúde informou que toda a rede hospitalar da região está sendo monitorada pelo Estado e que existe o planejamento de ocupação conforme a demanda. No entanto, esclareceu que a prioridade no momento é equipar e disponibilizar novos leitos nos hospitais que são referência para Covid e estão no plano de contingência de saúde. 

“Aproximar a discussão e a troca de informações diante da pandemia é muito importante no momento atual. Queremos ser ouvidos e partilhar das decisões, pois nossos municípios são diretamente impactados”, disse o presidente da AMMVI. Segundo ele, o Estado se mostrou sensível a alinhar decisões relacionados ao enfrentamento do coronavírus. “Entendemos que avançamos, mas, por outro lado, precisamos de uma organização mais eficiente por parte do Estado. Queremos somar experiências e resultados”, finalizou Kohler. 

Rodadas regionais 

A rodada de encontros entre Associações de Municípios, Fecam e Governo do Estado aconteceu dias 28 e 29 de abril com a realização de sete reuniões com as macrorregionais de saúde do Sul, Grande Florianópolis, Norte e Nordeste, Meio Oeste e Serra, Vale do Itajaí e, por fim, Grande Oeste.

 

Michele Prada, Ascom AMMVI