A região do Médio Vale do Itajaí confirma nesta quarta-feira (6), 381 casos confirmados de Covid-19. Destes, 161 pessoas estão recuperadas, pois já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas. Ontem (5), a região registrou mais um óbito, sendo uma mulher de 34 anos residente de Blumenau. Desde o início da pandemia, a região soma três óbitos. A contagem dos casos confirmados permanece ascendente e é cumulativa para fins estatísticos.
Até o momento, 10 municípios do Médio Vale apresentam casos positivos para o novo coronavírus (veja boletim abaixo). Os óbitos foram registrados em Blumenau, Gaspar e Indaial. Dentre os recuperados, estão cidadãos de Blumenau (89), Botuverá (5), Brusque (38), Gaspar (16), Guabiruba (4), Indaial (3), Pomerode (3), Timbó (3).
“Os governos estão implementando dia a dia ações de enfrentamento ao novo coronavírus e fornecida assistência à população. Este cenário vai persistir por um tempo ainda e a conscientização dos cidadãos em manter todos os cuidados é essencial para proteção de todos”, observa o presidente da AMMVI, Matias Kohler, prefeito de Guabiruba.
A atualização do número de casos confirmados é feita com base nos dados divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde. As autoridades sanitárias municipais reforçam para que a população higienize as mãos com frequência, use máscara, mantenha distanciamento e aplique a etiqueta da tosse. A preferência é que seja mantido o isolamento social e respeitadas as normas da quarentena.
Brasil
O Ministério da Saúde registrou 114.715 casos de coronavírus e 7.921 mortes provocadas pela doença no Brasil até as 20h desta terça-feira (5). São consideradas recuperadas após contraírem a doença 48.221 pessoas, o que representa 42% do total de casos confirmados. Atualmente, estão em acompanhamento outras 58.573 pessoas (51,1%) e 1.579 óbitos permanecem em investigação.
Santa Catarina
O Governo do Estado informou que há 2.795 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O dado foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira (5), pelo governador Carlos Moisés. Desde o início da pandemia, 58 mortes já foram causadas por Covid-19.
Michele Prada, AScom AMMVI