Implantado por iniciativa do Ministério da Economia, em junho do ano passado, em todo o Brasil, o Modelo de Excelência em Gestão para Transferências da União (MEG-Tr), visa contribuir para a melhoria da gestão e governança dos órgãos que operam recursos de transferências da União, aprimorando a efetividade na entrega de valor público à sociedade. Em Santa Catarina, a adesão ao programa vem sendo incentivada pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e as Associações de Municípios, por meio de diversos treinamentos já realizados. Agora, com o isolamento social e a necessidade de realização de todo o trabalho de forma remota, uma nova frente de trabalho pretende promover um diagnóstico amplo sobre a situação do MEG-Tr nos municípios catarinenses.
“Com base em evidências, poderemos conhecer as diferentes etapas de implantação do Modelo no estado e planejar ações de apoio efetivo às cidades, com a consequente melhoria da gestão municipal e dos recursos oriundos de transferências voluntárias”, explica a diretora da secretaria da Administração, Junia Soares. O diagnóstico será realizado por meio de um questionário, a ser aplicado aos dirigentes municipais.
O presidente da Fecam, Saulo Sperotto, acredita que a parceria pode ajudar os municípios a buscarem recursos. “Em muitas regiões do Estado percebemos que os impactos da crise econômica causada pelo isolamento social e redução das atividades econômicas em função do coronavírus são intensos. Nesses casos, gerir os recursos de maneira alinhada com as diretrizes do Ministério da Economia pode contribuir para o aumento na captação de recursos via transferências da União e a superação das perdas econômicas das cidades”, disse.
Acesse o formulário aqui.
Fonte: Fecam.