You are currently viewing Covid-19: Médio Vale do Itajaí continua no estado gravíssimo

Covid-19: Médio Vale do Itajaí continua no estado gravíssimo

Conforme Matriz de Risco Potencial para Covid-19, divulgada pelo Governo de Santa Catarina, nesta quarta-feira (9), a região do Médio Vale do Itajaí continua na classificação vermelha, que é o mais alto nível de risco. Os dados da Matriz indicam que, das 16 regiões de saúde avaliadas, 14 estão no nível gravíssimo e duas no grave. 

A região tem sido impactada pelas dimensões evento sentinela e capacidade de atenção. O primeiro está relacionado à ocorrência de óbitos em decorrência do novo coronavírus e a expansão da pandemia. Já a capacidade de atenção reflete a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que, na região, apresentou aumento. 

A avaliação feita pela Comissão de Governança para Combate e Enfrentamento à Pandemia no Médio Vale aponta que a média móvel de casos diários fechou em 836 no dia 8 de dezembro. Este número era de 788 há duas semanas. A média móvel é um indicador considerado importante para aferir a tendência da pandemia, já que sofre menos interferência das oscilações diárias. 

O último boletim emitido pela AMMVI), com dados coletados desde o início da pandemia até 9 de dezembro nos 14 municípios da região, registra 55.855 casos positivos de Covid-19, 444 óbitos e 50.407 pessoas consideradas recuperadas. 

A AMMVI reforça a orientação quanto aos cuidados para diminuir a proliferação do novo coronavírus. “A proteção à vida é essencial e todos nós devemos seguir os cuidados pela prevenção que já são de nosso conhecimento e amplamente divulgados pelas instituições e poder público”, destaca o presidente da Associação, Matias Kohler, prefeito de Guabiruba. 

A Matriz de Risco estabelece a classificação semanal como balizadora das medidas a serem adotadas. Desde 1º de outubro, a atualização dos indicadores e medidas apontam para uma nova leitura de resultado, sendo cada dimensão um alerta.

Michele Prada, Ascom AMMVI.