You are currently viewing Aumento do contágio preocupa situação dos municípios na pandemia

Aumento do contágio preocupa situação dos municípios na pandemia

O aumento significativo no número da média móvel, que foi de 77%, e na lotação de leitos clínicos e de terapia intensiva nos hospitais da região têm preocupado os gestores públicos. Para unir forças e avaliar novas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, os prefeitos do Médio Vale do Itajaí se reuniram na tarde desta quinta-feira (18).

Na ocasião, os Chefes dos executivos municipais reforçaram a necessidade de redução da circulação de pessoas e conscientização da população com relação às orientações sanitárias. O aumento dos casos ativos está ocorrendo em todas as regiões de Santa Catarina e, por isso, há preocupação quanto ao esgotamento da saúde pública.

No final do dia, o presidente da AMMVI, Kleber Edson Wan-Dall, prefeito de Gaspar, reuniu-se também com o secretário de Estado da Saúde André Motta, que estava em passagem por Blumenau. A reunião, que contou com a presença do prefeito Mário Hildebrant e da vice-prefeita Maria Regina Soar, de Blumenau, objetivou discutir o panorama da região e do estado.

“Ele fez um alerta para os municípios e para a região ao que, eventualmente, pode vir com relação à pandemia. A prevenção deve ser reforçada e alguns municípios já estão ampliando medidas de fiscalização”. Segundo o presidente, em breve os prefeitos devem se reunir novamente e analisar medidas em conjunto para diminuir o contágio da Covid-19 na região.

Conforme levantamento da AMMVI e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), de 9 a 16 de fevereiro, a taxa de transmissibilidade aumentou de 0,93 para 0,98, a ocupação de leitos clínicos subiu 61% e a ocupação de leitos UTI Covid 68%.

Na reunião com secretário Motta, o presidente da AMMVI intensificou o pleito por ampliação dos leitos de UTI na região, como também perspectivas de novas doses de vacina e aquisição de insumos.

Michele Prada, Ascom AMMVI.