A AMMVI e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) construíram medidas que contribuem com a diminuição da circulação de pessoas neste momento crítico da pandemia do novo coronavírus. Os gestores públicos concordam que a proibição de aglomeração de pessoas em qualquer ambiente é imprescindível. O encontro virtual, que aconteceu na manhã da sexta-feira (26), reuniu prefeitos e secretários municipais de Saúde.
Para o presidente da AMMVI, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, a discussão regional e a unificação de ações são importantes para fortalecer os municípios. Segundo ele, os prefeitos dialogaram sobre algumas medidas que podem contribuir com a diminuição da circulação de pessoas e da velocidade de transmissão do vírus. “Embora os temas sejam discutidos regionalmente, os municípios têm autonomia de implantar as recomendações conforme a realidade local. O debate regional é importante para que tenhamos uma régua com as medidas comuns a todos”, explica Wan-Dall.
A AMMVI e o Cisamvi, juntamente com a Comissão Intergestores Regional (CIR), monitoram uma gama de dados dos municípios do Médio Vale e analisam a matriz de risco potencial publicada pelo Estado de Santa Catarina. A orientação é que as pessoas saiam de casa se realmente precisarem e mantenham todos os cuidados com higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscara. “Essas recomendações já vêm sendo divulgadas e reforçadas desde o início da pandemia e é importante que a população continue atenta. Precisamos que todos façam a sua parte e evitem fazer o que não for necessário neste momento”, adverte o presidente da AMMVI.
Michele Prada, Ascom AMMVI