Reunidos em assembleia geral, realizada de forma virtual na quinta-feira (1/4), os prefeitos dos municípios do Médio Vale do Itajaí manifestaram preocupação com a evolução dos casos ativos, óbitos e internações decorrentes da pandemia do novo coronavírus na região.
Dados da AMMVI apontam que, no primeiro trimestre deste ano, o número de pessoas confirmadas para Covid-19 já atingiu 56% do montante do ano passado. Na mesma linha, está o número de óbitos que, de janeiro a março deste ano já chegou a 80% do total registrado nos últimos nove meses de 2020. O cenário aponta ainda curva ascendente das internações em leitos clínicos e de terapia intensiva.
Presidente da AMMVI, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, relembra que há um ano os prefeitos se reúnem periodicamente para planejar e executar ações de enfrentamento do novo coronavírus. Segundo ele, já foram inúmeras as correspondências e articulação da Associação, dos consórcios e dos gestores públicos para abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aquisição de testes, ampliação de serviços para atendimento à população com sintomas da doença, abertura e ampliação de centros de triagem, contratação de profissionais de saúde, edição de medidas de enfrentamento e mobilização pela vacina.
Foram incontáveis os encontros, as reuniões, as discussões, os desafios e as mobilizações para garantir a proteção da população. Porém, em tudo isso, vale lembrar que os recursos financeiros, materiais e humanos são finitos. Mesmo que tivéssemos condições, os hospitais possuem limitação de espaço e de profissionais especializados para atuar nestes atendimentos, sem falar no esgotamento mental e físico daqueles que estão há mais de um ano na linha de frente.
O presidente da AMMVI destaca também que há uma série de restrições em vigor impostas pelos Entes públicos e também orientações sanitárias que vêm sendo difundidas desde o início da pandemia. Cada município também vem decretando medidas conforme as peculiaridades locais e o avanço do contágio, visando à proteção da população, o acesso à saúde e a manutenção da economia.
“Todos nós fazemos parte da solução deste problema, ou seja, podemos seguir as recomendações sanitárias, usar máscara, higienizar mãos, manter distanciamento social e não promover reuniões sociais. Tudo isso contribui para mantermos a economia girando. É um momento passageiro e precisamos de esforço conjunto para superar esta pandemia”, finaliza Wan-Dall.
Michele Prada, Ascom AMMVI.