You are currently viewing Municípios do Médio Vale continuam no nível gravíssimo

Municípios do Médio Vale continuam no nível gravíssimo

Divulgada no último sábado, dia 10 de abril, a Matriz de Risco Potencial para Covid-19 aponta que a região do Médio Vale do Itajaí continua na classificação de risco gravíssimo. Os dados da Matriz apontam 12 regiões em alerta gravíssimo (cor vermelha) e quatro em risco grave (cor laranja) para transmissão do novo coronavírus. 

No Médio Vale do Itajaí, a dimensão Capacidade de Atenção, que aponta a ocupação de leitos hospitalares, está no nível gravíssimo, assim como as demais regiões catarinenses. Na dimensão monitoramento, que é o percentual de positividade de exames RT-PCR do Lacen, a região passou do nível gravíssimo para o grave. 

Nas dimensões evento sentinela e transmissibilidade, a região manteve o nível grave de atenção. Conforme a Matriz de Risco, ainda mesmo com a alta ocorrência de óbitos, a queda da taxa de transmissibilidade aponta, eventualmente, para uma tendência de baixa nesta onda de disseminação da Covid-19. 

No último boletim emitido pela AMMVI, com dados coletados desde o início da pandemia até 11 de abril, a região soma 105.450 casos confirmados de Covid-19, 1.085 óbitos e 102.380 recuperados. 

A AMMVI reforça a orientação quanto aos cuidados para diminuir a proliferação do novo coronavírus: higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social. Devem ser seguidos ainda os decretos municipais e do Estado que trazem restrições, bem como as postarias do Estado e da União quanto aos cuidados sanitários. 

Michele Prada, Ascom AMMVI