You are currently viewing Covid-19: Médio Vale do Itajaí retorna ao nível gravíssimo na Matriz de Risco

Covid-19: Médio Vale do Itajaí retorna ao nível gravíssimo na Matriz de Risco

Conforme a última Matriz de Risco Potencial Regional, divulgada pelo Governo de Santa Catarina, no sábado (1º), a região do Médio Vale do Itajaí retornou ao nível gravíssimo. Pela nova classificação, 15 regiões do estado se encontram na classificação vermelha enquanto uma está na cor laranja (nível grave). A Matriz avalia as condições da Covid-19 nas regiões catarinenses e visa orientar ações relacionadas à contenção da pandemia. 

De acordo com a cientista de dados Bianca Vieira, isso ocorreu principalmente devido ao aumento no número de casos entre as semanas, que é medido pelo índice de transmissibilidade. Os dados seguem apontando também uma elevada ocupação dos leitos de terapia intensiva. 

Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de indicadores em dimensões de prioridade de atuação local, que são isolamento social, investigação, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos. 

O último boletim emitido pela AMMVI, com dados coletados desde o início da pandemia até 2 de maio, o Médio Vale registra 110.207 casos positivos de Covid-19, 1.207 óbitos e 107.391 pessoas consideradas recuperadas. 

Presidente da AMMVI, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, reforça que a população deve se manter atenta quanto aos cuidados de prevenção. “Ainda estamos com índices altos de transmissão e momento delicado, precisamos manter uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações”, lembra o presidente. 

Michele Prada, Ascom AMMVI