A Matriz de Risco Potencial divulgada no sábado (8), pelo Governo de Santa Catarina, classificou todas as 15 regiões catarinenses em alerta gravíssimo (cor vermelha) e uma no nível grave (cor laranja) para transmissão do novo coronavírus, evidenciando que todo o estado permanece em alerta máximo.
O Médio Vale está no nível gravíssimo nas dimensões monitoramento e capacidade de atenção, grave na dimensão transmissibilidade e alto no evento sentinela. A região ainda apresenta leitos de UTI adulto reservado para Covid-19 operando quase na capacidade máxima, próximo aos 100% de ocupação.
Embora tenha sido observada uma redução na média móvel de óbitos por Covid-19, além de uma desaceleração na taxa de crescimento do número de casos ativos, a melhora nesses indicadores não foi suficiente impactar na avaliação de risco potencial estabelecida pela Matriz regionalizada, uma vez que é a mesma composta por um conjunto de indicadores que são avaliados em separado para cada região.
Além disso, a estabilização no número de casos ativos observada em todo o Estado nos últimos sete dias, permanecendo em um patamar elevado, contribuiu para a manutenção do nível gravíssimo em quase todas as regiões.
“Reiteramos que os cuidados amplamente divulgados há mais de um ano devem permanecer. Não é momento de relaxarmos na prevenção. Vamos continuar usando máscara, mantendo a higiene das mãos e o distanciamento social”, reforça o presidente da AMMVI, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar.
Michele Prada, Ascom AMMVI