You are currently viewing Matriz de Risco aponta apenas uma região em situação grave e 15 em risco gravíssimo

Matriz de Risco aponta apenas uma região em situação grave e 15 em risco gravíssimo

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado (22), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que apenas uma região de Santa Catarina foi classificada no patamar grave (cor laranja) e outras 15 na situação gravíssima (cor vermelha) para a transmissão da Covid-19. 

A região do Médio Vale do Itajaí retornou ao nível gravíssimo e, em Santa Catarina, apenas a região da Grande Florianópolis se manteve no nível laranja. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo (nota 4), ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, que é o que avalia a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva. 

Os níveis de risco são calculados a partir da combinação de indicadores em dimensões de prioridade de atuação local, que são isolamento social, investigação, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos.

 O último boletim emitido pela AMMVI, com dados coletados desde o início da pandemia até 23 de maio, o Médio Vale registra 115.208 casos positivos de Covid-19, 1.289 óbitos e 111.925 pessoas consideradas recuperadas. 

Presidente da AMMVI, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, reforça que a população deve se manter atenta quanto aos cuidados de prevenção. “Ainda estamos com índices altos de transmissão e momento delicado, precisamos manter uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações”, lembra o presidente. 

Michele Prada, Ascom AMMVI