You are currently viewing Amve apresenta pautas ao Tribunal de Contas

Amve apresenta pautas ao Tribunal de Contas

Previdência complementar, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), compliance, Lei Complementar nº 178 e sistema de execução orçamentária. Estas foram algumas das pautas tratadas entre prefeitos da Diretoria Executiva da Amve e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, realizada no dia 27 de outubro. 

Kleber Wan-Dall, presidente da Amve e prefeito de Gaspar, destacou a importância de alinhamento entre a Corte de Contas e os Municípios, de forma que a gestão municipal aprimore os indicadores de gestão, mantenha a viabilidade financeira e cumpra com os mecanismos legais. “A governança pública nos desafia diariamente e a orientação constante do TCE é imprescindível para que possamos prevenir conflitos e aprimorar serviços aos cidadãos”, ressaltou Wan-Dall.

O presidente do TCE/SC destacou a importância em manter o diálogo entre a gestão e o controle. “Tudo o que pudermos fazer para orientar nossos jurisdicionados no sentido da boa governança, iremos fazer”, salientou ao falar sobre a necessidade de orientação com relação aos temas sugeridos pelos integrantes da Associação. 

Consultor em Gestão Fiscal e Integridade Pública, José Rafael Corrêa, explanou a preocupação dos prefeitos quanto às questões que devem impactar nos gastos com pessoal, decorrentes da Lei Complementar nº 178/2021, como também fatores que impactam na receita corrente líquida dos municípios, reajustes de carreira e previsões para o próximo ano.

“Falamos também da LGPD e a relação dela com as diretrizes da Lei da Transparência, da importância de se formar um grupo de trabalho sobre a Previdência Complementar e orientações sobre gastos de pessoal”, reforçou Corrêa.

A reunião contou com a presença do presidente da Amve, dos prefeitos de Ascurra, Blumenau, Pomerode e Timbó, técnicos da Associação e TCE/SC.

Michele Prada, Ascom Amve