You are currently viewing Covid-19: região da Amve retorna ao nível moderado na Matriz de Risco

Covid-19: região da Amve retorna ao nível moderado na Matriz de Risco

Conforme a última Matriz de Risco Potencial Regional, que avalia as condições da Covid-19, divulgada pelo Governo de Santa Catarina no último sábado (22), a região da Amve retornou para o risco potencial moderado. Pela nova classificação, quatro regiões do estado estão no nível moderado (cor azul) e 13 em risco alto (cor amarela).

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, a região do Médio Vale do Itajaí, que estava classificada no nível alto, teve melhora nos indicadores e passou a ser classificada no nível moderado. 

Na dimensão de gravidade, que contempla os indicadores de mortalidade e tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em relação ao boletim anterior, houve também melhora nos indicadores da região. Logo, o aumento no número de casos ativos não impactou diretamente na internação e mortalidade por Covid-19 na região.

Na dimensão monitoramento, que reflete a cobertura vacinal e a variação semanal de casos, todas as regiões catarinenses foram classificadas com risco moderado, condição que se mantêm em relação à semana anterior. Os dados da vacinação do Estado demonstram que a cobertura da população acima dos 12 anos chegou a 86%. Com essa cobertura, observa-se que boa parte da população se encontra protegida contra formas graves da Covid-19, sendo possível superar tanto a onda de infecções provocadas pela variante Delta, durante o segundo semestre de 2021, quanto a onda de transmissão provocada pela variante Ômicron, a partir do início de 2022.


Em relação à capacidade de atenção, que monitora a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto com pacientes em tratamento para Covid-19, a região da Amve permanece no nível moderado, o que é um resultado importante.

O último boletim emitido pela Associação, com dados coletados desde o início da pandemia até 23 de janeiro, a região da Amve apresenta 179.213 casos positivos de Covid-19, 1.716 óbitos e 163.853 pessoas consideradas recuperadas.

“As prefeituras mantêm as medidas de prevenção e permanecem com alertas à população para uso universal de máscaras, constante higiene das mãos, manutenção do distanciamento físico e evitar aglomerações. Estamos em outra fase da pandemia, mas as medidas sanitárias devem ser mantidas”, reforça o presidente da Amve, Kleber Wan-Dall.

 

Ascom Amve com informações da Secom/SC.