O queijo Kochkäse, produto típico da cultura alemã, é uma tradição de muitas famílias do Vale Europeu. Há longa data, entidades como Amve, Furb, Epagri e Prefeitura de Blumenau atuam para tornar patrimônio imaterial o modo de saber fazer do queijo.
Com este trabalho em conjunto, foi possível o pedido de registro Modo de Saber Fazer do Queijo Kochkäse da Região do Vale do Itajaí – SC como bem cultural de natureza imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o qual ainda está em análise.
Além disso, em 2020, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca publicou o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Kochkäse, que permite a comercialização pelos produtores e contribui para a perpetuação desta tradição.
Para contar um pouco desta história, a estudante Carla Bucci, do curso de Jornalismo na Furb, produziu uma reportagem especial, em parceria com a Furb TV, que resgata esta trajetória no Kochkäse na região como importante produto da tradição de nossos colonizadores.
Ficou interessado? Assista no canal de vídeos da Amve o primeiro episódio, em que você vai conhecer a família Tessmann, produtora do queijo em Timbó.
A reportagem conta com três episódios, que serão veiculados nos próximos dias. Acompanhe!
Faça parte da rede de integração da Amve
Curta, siga e comente
amve.org.br
@amve.sc
youtube.com/c/AmveSC