Os municípios de Timbó e Apiúna, localizados no Vale Europeu, receberam nesta semana a iniciativa do projeto Vale Europeu em Movimento, da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), para debaterem as prioridades para o desenvolvimento da região. Os encontros foram realizados no dia 2 de maio, em Timbó, e 3 de maio em Apiúna. Até junho, serão realizados mais 10 encontros para contemplar os demais municípios que compõem a região.
Participaram dos encontros o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, o prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, e demais lideranças políticas, empresariais e comunitárias e a sociedade civil.
Nestes dois dias foram debatidos pontos fortes e fracos dos municípios, focados nas áreas de saúde e assistência social, desenvolvimento econômico, turismo e cultura, educação, infraestrutura, defesa civil e segurança pública.
A Amve é composta pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O projeto será finalizado em agosto, com a entrega do Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, documento que consolida todas as demandas levantadas durante os encontros nos municípios. O Sebrae/SC é a instituição contratada e responsável pela metodologia de elaboração do manifesto.
“Estes dois encontros foram muito produtivos. Identificamos pontos positivos e negativos nas diversas áreas debatidas. Entre elas a questão do aprimoramento da energia elétrica, saneamento básico, a ausência de um hospital regional, a necessidade de melhorar a segurança pública, fragilidade na oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens, entre outras questões. Sabemos que o desenvolvimento de uma região que reúne vários municípios é um grande desafio, mas tenho certeza de que com estes encontros e discussões conjuntas, estamos construindo algo grandioso em prol do futuro das nossas cidades e dos munícipes”, afirma o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu, Arão Josino, prefeito de Ascurra.
Ascom Amve.