You are currently viewing Municípios do Vale Europeu recebem projeto para debater prioridades da região

Municípios do Vale Europeu recebem projeto para debater prioridades da região

Os municípios de Brusque, Indaial e Rio dos Cedros receberam, na última semana, a iniciativa do projeto Vale Europeu em Movimento. Promovido pela Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), a iniciativa visa debater com a comunidade as prioridades para o desenvolvimento da região. Os encontros foram realizados no dia 30 de maio, em Brusque, 17 de maio em Indaial e 1 de junho em Rio dos Cedros. Até final de junho será realizado mais um encontro, em Blumenau, para contemplar todos os municípios que compõem a região.
Participaram dos encontros os prefeitos dos municípios e demais lideranças políticas, empresariais e comunitárias e a sociedade civil.

Nestes três dias foram debatidos pontos fortes e fracos dos municípios, focados em diversas áreas, como saúde e assistência social, desenvolvimento econômico, turismo e cultura, educação, infraestrutura, defesa civil e segurança pública.

A Amve é composta pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O projeto será finalizado em agosto com a entrega do Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, documento que consolida todas as demandas levantadas durante os encontros nos municípios. O Sebrae/SC é a instituição contratada e responsável pela metodologia de elaboração do manifesto.

“Agora estamos na reta final, com as visitas nestas cidades, falta apenas a cidade de Blumenau. Estou muito contente com as trocas dos encontros, com a contribuição de todos para um objetivo em comum, que é debater e identificar os pontos positivos e negativos em diversas áreas de cada uma das cidades. Nestas três cidades identificamos pontos como a dificuldade de acesso aos aeroportos, precariedade no sistema de esgoto na região e falta de serviço regionalizado como casa de acolhimento, crianças, idosos e mulheres vítimas de violência. Ao final deste projeto, esperamos que os moradores da região do Vale Europeu possam desfrutar de todos os benefícios do Vale Europeu”, afirma o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu, Arão Josino, prefeito de Ascurra.

Ascom Amve.