O presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, participou na noite desta quinta-feira (22), de audiência pública que discutiu a situação das barragens no Alto Vale do Itajaí. O encontro, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Rio do Sul, reuniu lideranças políticas e empresariais e comunidade.
Na ocasião, Hildebrandt ressaltou a importância do olhar e do apoio do Governo do Estado no combate às cheias. “As enchentes fazem parte da nossa história, mas é inadmissível que nossos municípios não recebam auxílio imediato quando desastres climáticos acontecem. A manutenção das barragens é fundamental, mas além dela o auxílio imediato precisa acontecer, principalmente aos municípios menores que não têm condições de bancar as despesas e atender a população em um momento de crise natural”, destacou.
Entre os anseios de prefeitos e comunidade presentes no evento estava a manutenção imediata das barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux. Além da barragem de José Boiteux que não está em operação, as estruturas de Taió e Ituporanga apresentam problemas estruturais e precisam de reparos para operarem em sua totalidade.
“De acordo com a nossa Defesa Civil, a inoperância das barragens pode significar um aumento de até dois metros no nível dos rios. E essa pode ser a diferença entre não haver uma enchente ou torná-la um evento de pequeno, médio ou grande porte. E com elas, famílias inteiras atingidas e municípios precisarão de auxílio”, reiterou o presidente da Amve.
Participaram ainda da reunião representantes do Governo do Estado e deputados estaduais. Entre os pedidos apresentados durante a audiência, prefeitos e comunidade solicitam também da Alesc a criação de uma comissão permanente de discussão para assuntos de Defesa Civil.