You are currently viewing Presidente da Amve leva pleitos da região em audiência pública sobre situação das barragens

Presidente da Amve leva pleitos da região em audiência pública sobre situação das barragens

O presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, participou na noite desta quinta-feira (22), de audiência pública que discutiu a situação das barragens no Alto Vale do Itajaí. O encontro, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Rio do Sul, reuniu lideranças políticas e empresariais e comunidade.

Na ocasião, Hildebrandt ressaltou a importância do olhar e do apoio do Governo do Estado no combate às cheias. “As enchentes fazem parte da nossa história, mas é inadmissível que nossos municípios não recebam auxílio imediato quando desastres climáticos acontecem. A manutenção das barragens é fundamental, mas além dela o auxílio imediato precisa acontecer, principalmente aos municípios menores que não têm condições de bancar as despesas e atender a população em um momento de crise natural”, destacou.

Entre os anseios de prefeitos e comunidade presentes no evento estava a manutenção imediata das barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux. Além da barragem de José Boiteux que não está em operação, as estruturas de Taió e Ituporanga apresentam problemas estruturais e precisam de reparos para operarem em sua totalidade.

“De acordo com a nossa Defesa Civil, a inoperância das barragens pode significar um aumento de até dois metros no nível dos rios. E essa pode ser a diferença entre não haver uma enchente ou torná-la um evento de pequeno, médio ou grande porte. E com elas, famílias inteiras atingidas e municípios precisarão de auxílio”, reiterou o presidente da Amve.

Participaram ainda da reunião representantes do Governo do Estado e deputados estaduais. Entre os pedidos apresentados durante a audiência, prefeitos e comunidade solicitam também da Alesc a criação de uma comissão permanente de discussão para assuntos de Defesa Civil.