O Centro Integrado de Cultura de Timbó foi palco, no dia 17 de novembro, de homenagens do Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e pela Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura, o concurso reconheceu iniciativas nas áreas do Livro, Leitura e Literatura praticadas em escolas públicas municipais e bibliotecas do Vale Europeu.
Dividido em categorias específicas, foram premiados projetos nas áreas de Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais e Bibliotecas. “Queremos, com este prêmio regional, abrir um marco na cultura do Vale Europeu, incentivando projetos que valorizem as práticas literárias em geral”, comentou o presidente do Colegiado de Cultura da Amve, André Cristiano Siewert.
No primeiro lugar de cada categoria estão professores cujas iniciativas foram aplicadas em escolas de Brusque, Blumenau, Rio dos Cedros e Indaial. Demais municípios da região ficaram em segundo ou terceiro lugar com boas práticas.
O prêmio contou com a inscrição de 21 projetos, que passaram por fase de homologação documental e análise de mérito. Dentre os critérios de avaliação estavam clareza, impacto cultural e social para a comunidade atendida, transversalidade, potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade.
“Somos uma região muito rica culturalmente e esse prêmio vem traduzir, por meio de projetos envolvendo a literatura e a escrita, essas belezas que o Vale Europeu possui. É muito importante consagrar as obras de quem se dedica à boa escrita e a desenvolver projetos que levam a isso”, acrescenta o diretor executivo do Cimvi, Fernando Tomaselli.
Como premiação, o primeiro colocado de cada categoria recebeu um tablet e um final de semana no Vale Europeu, além de medalha e certificado de participação. Já os segundos e terceiros colocados nas categorias receberam medalha e certificado de participação.
O Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias, inédito na região, tem o objetivo de reconhecer e valorizar ações voltadas para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos de literatura. Esta edição envolveu os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Confira os vencedores em cada categoria:
Categoria Bibliotecas
1º lugar: Thiago Alessandro Spiess – EEF Dr. Carlos Moritz – Brusque/SC
2º lugar: Steffanie Carvalho de Andrade Jung – EEBM Profª Noemi Vieira Campos Schroeder – Pomerode/SC
Categoria Educação Infantil
1º lugar: Janainna da Silva Rezende – CEI Hilca Piazeira Schnaider – Blumenau/SC
2º lugar: Salete Aparecida Jastrach – UEI Pinguinho de Gente – Indaial/SC
Categoria Fundamental Séries Iniciais
1º lugar: Marcela Conti Kannenberg – EMEF Prefeito João Floriani – Rio dos Cedros/SC
2º lugar: Sônia Regina Schmitt Rainert – Grupo Amigas da Leitura – Gaspar/SC
3º lugar: Graziela Boaszczyk Dalcastagner – ERM Cesário Régis – Guabiruba/SC
Categoria Fundamental Séries Finais
1º lugar: Patricia Regiane Tomaselli – EBM Arapongas – Indaial/SC