Nesta semana a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou a programação preliminar da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril na capital federal. Marco do municipalismo brasileiro, o evento contará com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, entre prefeitos, secretários, vereadores, parlamentares federais, estaduais e representantes do Governo Federal.
Após a solenidade de abertura, na terça-feira, 10, os prefeitos farão o diagnóstico da crise dos municípios e se deslocarão para o Congresso Nacional. No mesmo dia, as 18h30min, acontecerão reuniões paralelas de prefeitos com suas bancadas federais separadas por Estado, nas salas das comissões da Câmara e Senado Federal.
Na programação deste ano serão realizados cinco painéis simultâneos, que abordarão temas ligados a saúde, educação, saneamento, habitação e consórcio. Também será debatido o financiamento e gestão da saúde pública, o Fundeb e os Municípios e o papel dos legislativos municipais. Além das Reformas Tributária e Política.
No dia 12, pela manhã acontecerá uma Mesa Federativa, com a participação de Governadores. Em seguida os prefeitos se deslocarão para a Câmara dos Deputados, onde acontecerá uma sessão solene de homenagem aos 10 anos de Marcha. Logo após, a Carta da X Marcha será lida no Auditório Petrônio Portela e o encerramento será feito no Congresso Nacional.
O lançamento da X Macha a Brasília a imprensa nacional, será realizado no dia 9 de abril, a partir das 14h.
A Marcha, que comemora a décima edição, traz anualmente ao Governo Federal e Congresso Nacional as reivindicações dos municípios brasileiros. Segundo o presidente da CNM, Paulo Zilkoski, é importante que os prefeitos venham a Brasília para mostrar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional a força do municipalismo brasileiro.
Confira a programação preliminar.
Realize a pré-inscrição aqui.
Fonte: Agência CNM