Como fica o IPTU em 2012

BLUMENAU – O contribuinte de Blumenau já pode separar parte do 13º salário para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2012. O imposto sofrerá um reajuste de 6,18%. O índice reflete a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) relativo ao período de dezembro de 2010 a novembro de 2011. Os dados de cada contribuinte já foram encaminhados para a gráfica responsável por formatar os cerca de 130 mil carnês. Os documentos, entretanto, só começarão a ser entregues pelos Correios na segunda quinzena de janeiro. A previsão da prefeitura é arrecadar aproximadamente R$ 38 milhões com o IPTU do ano que vem.

O diretor de receita fazendária, Celso Raimundo, explica que, a exemplo dos anos anteriores, a administração vai montar uma Central de Atendimento do IPTU para atender aos contribuintes que tiverem dúvidas. Desta vez, entretanto, a Central será no Parque Vila Germânica, onde, durante a Oktoberfest, funcionou o posto da Polícia Militar. A Central começa a atender a partir de 1º de fevereiro.

Este ano, a prefeitura manteve desconto para quem quitar o imposto em cota única (de 8% e 5% para pagamento em 14 de fevereiro e 14 de março, respectivamente), mais 2% para o chamado bom pagador, ou seja, para os contribuintes que quitaram o imposto dentro do prazo em 2011. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até 11 vezes.

O percentual de reajuste é diferente em cada cidade porque cada prefeitura segue o que determina a legislação municipal. Alguns atualizam o valor de acordo com o INPC dos últimos 12 meses, outras pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM).

A maioria das prefeituras do Vale e Litoral também já divulgaram o valor do reajuste do IPTU para 2012. Das 14 cidades consultadas pela reportagem ontem, apenas cinco não informaram o valor. Em Brusque, devido à enchente de setembro, a prefeitura optou por não reajustar o imposto. Na maioria dos municípios, os carnês começam a ser distribuídos no início de janeiro. Quem optar em pagar cota única pode sair no lucro: há municípios que concedem até 20% de desconto para quem quitar o imposto à vista. Já para quem não tem todo o valor em dinheiro, há possibilidade de parcelar em até 12 vezes. 

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12399
Editoria: Economia
Página: 8
Jornalista: Giovana Pietrzacka e Tatiana Santos

Comentar notícia