BLUMENAU – A BR-470 recebe a partir desta semana mais 10 lombadas eletrônicas no trecho entre Navegantes e Pouso Redondo. Elas se juntam a outras seis já instaladas ano passado. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos começou os trabalhos ontem por Navegantes. Serão dois pontos de fiscalização no município. Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), em Rio do Sul, Elifas Marques, as demais serão distribuídas em Blumenau, Indaial, Apiúna e Pouso Redondo, com dois equipamentos em cada cidade.
Com isso, a rodovia terá implantada mais da metade das 22 lombadas eletrônicas prometidas pelo Dnit. No pacote ainda estão previstos a colocação de 18 radares fixos.
Em Blumenau, um dos locais contemplados é o Km 58, no Bairro Badenfurt, no limite com Indaial, próximo à Escola Nemésia Margarida, onde a estudante Ingrid Cristina de Souza, 14 anos, morreu atropelada em julho de 2007.
A expectativa do superintendente do Dnit é que as novas lombadas sejam instaladas no prazo de duas semanas:
– Se isso ocorrer, é bem possível que o Inmetro faça a aferição de todas de uma só vez.
As outras lombadas eletrônicas instaladas estão em Lontras, no Km 127,1, em Rio do Sul, nos Kms 139 e 140,3, cerca de um quilômetro de distância do trevo de acesso à cidade e em Gaspar, nos Kms 39,5, 36 e 37,2- onde em setembro de 2010 um acidente entre uma van com estudantes de Nova Erechim e uma carreta matou quatro adolescentes e uma professora.
Para que passe a marcar a velocidade e gerar multas, os equipamentos precisam passar por uma aferição do Inmetro. Assim que as lombadas eletrônicas estiverem em funcionamento, elas transmitirão online as informações para a empresa vencedora da licitação.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12430
Editoria: Geral
Página: 13