BLUMENAU – Hoje, no primeiro dia de aula da rede estadual, as salas das escolas da Regional de Blumenau sentirão a falta de 200 professores. Este é o déficit no quadro de profissionais, que deveria ter cerca de 1,5 mil para estar completo. Apesar de não ter dados exatos para cada uma das cinco cidades da regional, a supervisora da Educação Básica e Profissional da Secretaria Estadual de Educação, Maria Isabel Porto Paes Schulz, afirma que o problema se concentra em Blumenau.
Maria Isabel afirma que começaram ontem as contratações de professores por chamada pública e que até sexta-feira, quando encerra o processo, o problema deve ser resolvido. Para ela, a falta de professores não afetará os alunos:
– O movimento de professores, após a chamada pública, para a escolha das escolas onde vão atuar, está muito grande. Ao longo do dia, alguns já se apresentaram às novas escolas, o que irá reduzir significativamente a falta de professores.
No quadro da Regional de Blumenau, que compreende Blumenau, Gaspar, Ilhota, Pomerode e Luís Alves, faltam principalmente professores de Matemática, Física e Química. Em Blumenau, 31 unidades de ensino começam as aulas hoje. Em outras duas, nas escolas Pedro II e Luiz Delfino, o início é amanhã, em função de mudanças nos planos de ensino. A cidade tem cerca de 22 mil alunos na rede estadual, que seguem em aula até o dia 21 de dezembro, para cumprir um calendário de 200 dias letivos.
Escolas vão se adequar para evitar cancelamento de aulas
A supervisora da Secretaria de Educação explica que, durante o processo de normalização do quadro de professores, as escolas irão se organizar para que não haja cancelamentos. As unidades com déficit anteciparão aulas e farão outras atividades no lugar da disciplina.
Diretor da João Widemann, a maior estadual no município, com 2,2 mil alunos, Gilson Avosani acredita que a contração de profissionais é o calcanhar de Aquiles da rede pública:
– Os professores contratados já estão trabalhando a parte pedagógica e organizando o conteúdo que será ministrado. Os que devem chegar nos próximos dias, com a contratação pela chamada pública, devem apresentar um pouco de dificuldade, mas nada que nos preocupe.
Em anexo: Escolas estaduais em Blumenau
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12452
Editoria: Geral
Página: 12
Jornalista: Morgana Michels