GASPAR – As três lombadas eletrônicas instaladas na BR-470, em Gaspar, voltaram a funcionar e, desta vez, estão aptas a multar. A informação foi confirmada ontem pela assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) de Santa Catarina. O limite é de 60 Km/h. Quem exceder a velocidade estará sujeito à multa de até R$ 540. Os equipamentos ficam nos Kms 36, 37,2 e 39,5. Placas alertam os motoristas.
Em dezembro, as lombadas chegaram a entrar em operação, com sinal intermitente, mas apenas para testes da empresa que as instalou. Em seguida, acabaram sendo desligadas após reclamações sobre o não funcionamento.
Outras 12 lombadas já foram instaladas na rodovia, entre Navegantes e Pouso Redondo. Para entrar em operação, todas precisam também ser aferidas do Inmetro, o que já teria sido solicitado pelo Dnit, segundo a assessoria de imprensa.
A sede regional do Inmetro, em Itajaí, não soube informar se os pedidos já chegaram, mas informou que, após serem entregues, demoram até uma semana para serem analisados e resolvidos, dependendo do número de solicitações do período.
Ao todo, 22 lombadas eletrônicas e 21 radares fixos vão controlar a velocidade na BR-470 em Santa Catarina. De acordo com o Dnit, em todo o país, 2.696 controladores de velocidade serão instalados. O processo licitatório, no valor de R$ 1,4 bilhão, já foi concluído.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12453
Editoria: Geral
Página: 12