BLUMENAU – O governo estadual nomeará hoje à tarde 513 novos policiais que nos próximos seis meses passarão por formação na Academia de Polícia Civil. O número de quantos se inscreveram na regional de Blumenau, composta por 12 municípios, de Ilhota a Apiúna, deve ser divulgado após a nomeação dos aprovados pelo concurso, marcada para as 15h no Centro Administrativo do governo, em Florianópolis. Serão 350 agentes, 93 escrivães, 29 psicólogos e 41 delegados para todo o Estado. Esta é a maior turma em formação da história da Polícia Civil.
Os candidatos passarão por curso com duração entre quatro e seis meses, conforme o cargo desejado. Quando formados, os primeiros colocados poderão escolher as cidades onde vão trabalhar, situadas dentro da regional para a qual se inscreveram. Por isso, ainda não é possível prever quantos serão destinados a cada município. Na academia, localizada no Bairro Canasvieiras, na Capital, eles passarão por treinamento de tiro, informática, procedimentos de rotina na delegacia, atendimento à população e investigação.
Depois de nomeados, os candidatos têm 30 dias para se apresentar. As aulas estão previstas para começar até a segunda quinzena de março. A nomeação já havia sido anunciada no ano passado, mas foi prorrogada para que o prédio da Academia de Polícia se adequasse para receber a turma. Ainda assim, há um saldo de 29 policiais civis, que serão nomeados mais tarde.
Blumenau espera ganhar ao menos 35 profissionais
A nova turma de agentes vem para suprir o déficit de policiais em todo o Estado. Somente no ano passado, na regional de Blumenau, três se aposentaram, um morreu e nove foram transferidos para outras regiões. Outros 11 agentes vieram para o Vale, transferidos de outras cidades.
– Saíram 13 e entraram 11 ano passado. Numa conta otimista, o ideal hoje seria enviar 60 policiais para todo o Médio Vale e manter 35 deles só em Blumenau. Estamos elaborando um levantamento para enviar ao governo – explica o delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti.
Blumenau tem hoje um policial civil para cada 3.911 pessoas. Em comparação com as outras duas maiores cidades do Estado, a soma é desigual. Joinville tem 151 agentes, um para cada 3.412 habitantes. Na Capital, onde ficam as sedes da Delegacia Geral, a Academia de Polícia Civil, a Delegacia do Litoral e o setor administrativo, são 602 policiais civis na ativa, um para cada 699 pessoas.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12452
Editoria: Segurança
Página: 17
Jornalista: Cristian Weiss