BLUMENAU – O governo estadual vai aguardar o final do curso da Polícia Civil, previsto para daqui quatro meses, para divulgar qual efetivo destinará para cada delegacia regional. Ontem à tarde, 512 policiais aprovados por concurso foram nomeados um ficou para a próxima chamada , e devem se apresentar à academia em 30 dias. As aulas estão previstas para começar até a segunda quinzena de março.
Na segunda-feira, a assessoria da Polícia Civil, em Florianópolis, informou que o número de policiais que se inscreveram na regional de Blumenau seria divulgado após a nomeação. Porém, isso não se confirmou.
Delegado Geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila explica que apenas no último mês do curso é que serão divulgados quantos policiais virão para cada região:
– Não sabemos quantos vão finalizar o treinamento. Pode haver desistência dentro desse período e, por isso, só no final poderemos fazer a divisão para cada cidade.
Ele lembra que esta é a maior turma em formação da história da Polícia Civil: 350 agentes, 92 escrivães, 29 psicólogos e 41 delegados. Os primeiros colocados poderão escolher onde querem trabalhar entre as cidades com vagas disponíveis.
Presidente da Associação Empresarial espera cobrança
A expectativa do delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, para a vinda de mais policiais para a região é positiva. Para ele, o ideal seria a vinda de 60 policiais para todo o Médio Vale, deixando 35 só para Blumenau.
– Antes da distribuição, o delegado geral vai ouvir os pedidos de cada regional. Acredito que o Estado vai ponderar nossa situação – diz.
O presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Ronaldo Baumgarten Junior, acredita que a cobrança de entidades e da mídia pela vinda de mais policiais será fundamental no processo de distribuição:
– O Estado sabe que tem uma dívida para com a cidade. Vamos nos articular para trazer um número digno para cá.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12453
Editoria: Segurança
Página: 16
Jornalista: Tatiana Santos