A partir de maio, a Polícia Militar (PM) do Vale do Itajaí terá 23 novos soldados atuando na região. O grupo concluiu o curso de formação no último sábado, em Florianópolis, em meio aos 328 policiais que participaram do processo. Todos serão distribuídos entre as 11 regiões da corporação em todo o Estado. A 7ª Região, que compreende os batalhões de Blumenau, Brusque, Rio do Sul e mais 41 municípios ligados a estas unidades, receberá os soldados destinados ao Vale e fará a distribuição conforme a necessidade de cada efetivo. Apesar do reforço para cada cidade não estar definido, o comando da corporação adianta: os pequenos municípios, com equipes mais defasadas, terão prioridade.
Para o 10º Batalhão de Blumenau, foram designados nove formandos. Destes, um será incorporado à Polícia Ambiental e os outros oito divididos entre as cidades de Timbó, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Ascurra, Apiúna e Rodeio, que fazem parte da unidade. Por decisão do comando do batalhão, Blumenau não receberá nenhum dos novos soldados deste curso de formação.
– Hoje, estas cidades menores estão mais desguarnecidas. Temos locais em que só um policial faz plantão no período noturno – afirma o comandante Cláudio Roberto Koglin.
A divisão de quantos policiais irão para cada município do 10º Batalhão será decidida hoje em uma reunião com o comandante da 7ª Região da PM, coronel Álvaro Luiz Alves. Para as regiões de Brusque, que atende outras cinco cidades, e Rio do Sul, com outras 27, serão enviados seis e oito soldados, respectivamente. Brusque, Botuverá e Gaspar ficarão com dois policiais em cada cidade.
Dos oito formandos que serão incorporados em Rio do Sul, um deles ficará à disposição da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O restante do grupo será colocado em Taió, Ituporanga, Ibirama e Rio do Sul.
Para atender as cidades menores, o comandante do 13º Batalhão da PM em Rio do Sul, tenente-coronel Carlos Fogaça Bueno, deslocará os policiais mais antigos das unidades que receberão reforço para os municípios com maior defasagem:
– É quase uma regra no Alto Vale termos um policial por dia para fazer plantão nas cidades pequenas.
Data: 24 de abril de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12512
Editoria: Geral
Página: 26
Jornalista: Ânderson Silva