Parecer do Ibama sobre a BR-470 sai em maio

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) deve emitir parecer, favorável ou não, sobre o projeto da duplicação da BR-470 até meados de maio. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do órgão federal. Segundo o Ibama, o estudo de impacto ambiental foi recebido em setembro do ano passado. Os estudos complementares solicitados em outubro ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) só foram recebidos neste mês.

O órgão também deixa claro que tem prazos legais para análise e emissão de pareceres e que, por isso, não há atraso. A velocidade do processo vai depender da agilidade do empreendedor – neste caso o Dnit – em providenciar os estudos necessários.

Tudo indica que, se o parecer for favorável e mais nenhuma restrição for encontrada, a licitação para o início da obra deve sair até o fim do ano. Pelo menos foi o que disse o superintendente do Dnit em Santa Catarina, João José dos Santos, a lideranças empresariais e políticas do Vale que participaram de uma reunião com ele nesta semana. O primeiro trecho a ser contemplado seria o que passa por Blumenau.

Há uma luz no fim do túnel, mas estou vacinado. Só acredito vendo. E espero, sinceramente, que o estudo complementar encaminhado ao Ibama esteja de acordo com o que foi solicitado. E deve estar, já que demorou seis meses para ser elaborado. 

Data: 27 de abril de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12515
Coluna: Mercado Aberto
Página: 10
Jornalista: Francisco Fresard

Comentar notícia