O futuro sobre trilhos

O Estado de Santa Catarina tem um potencial econômico inexplorado muito grande. Esse é um ponto pacífico em qualquer discussão. Ano após ano, vemos grandes transnacionais e montadoras anunciarem a intenção de construir fábricas por aqui, mas, depois de análises, acabam declinando na sua intenção. A capacidade viária de Santa Catarina muitas vezes é o problema. Faltam estradas para comportar a demanda. Uma solução apoiada pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) são as ferrovias.

Hoje abandonadas, as ferrovias podem desafogar o trânsito das saturadas rodovias estaduais e federais com o transporte de cargas sendo feito, boa parte, através dos trilhos. Conforme dados do Plano Mais Brasil, de 1997 a 2010 a produtividade ferroviária, que é calculada pelo índice de Toneladas por Quilômetro Útil Transportadas (TKU), cresceu 104%, chegando a R$ 278 bilhões em 2010. Além disso, o número de empregos diretos e indiretos gerados subiu 131%, alcançando 38 mil.

A importância de uma rede ferroviária eficaz, moderna e uniformizada pode também diminuir o valor das mercadorias que chegam às mãos dos consumidores, pois o frete ferroviário é mais barato. A Ammvi luta junto com as outras associações de municípios, entidades empresariais e governo do Estado para que seja acelerada a Ferrovia de Integração do Sul (Ferrosul), beneficiando todas as regiões. A implantação da Ferrosul está incluída nos números do Plano Mais Brasil, que tem a meta de fazer com que 35% do transporte de cargas seja realizado por trilhos dos eixos estruturantes até 2025.

Vivemos nos queixando de que pouco muda nas rodovias, e para isso construímos mais rodovias, mas a solução pode estar noutro modal de transportes. Santa Catarina tem tudo que as empresas necessitam, mas nos falta dar condições para que tudo isso seja explorado. A ferrovia, junto com um planejamento de mobilidade urbana eficaz, pode mudar isso. 

Data: 30 de abril de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12517
Editoria: Artigo
Página: 2
Autor: Carlos Alberto Pegoretti

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