Há mais de dois anos que o diretor do Dnit, engenheiro João José dos Santos, não comparecia na Fiesc para relatar o andamento das obras de duplicação da BR-101 e a situação das outras rodovias. Os estudos feitos pelo engenheiro Ricardo Saporiti, contratado pela Fiesc, em que contestava dados do Departamento, criaram um ruído entre as duas instituições. O gelo foi quebrado ontem com boas notícias, gerando duas leituras. João José dos Santos evitava a Federação porque não aceitava a posição crítica da Fiesc. Ou, então, não tinha antes relatos tão robustos e precisos como os que apresentou na Câmara de Logística.
Os destaques:
1 – Os três mosaicos exibidos na tela com fotos de mais de 110 obras de arte na BR-101 Sul falam por si. Projetam a grandiosidade da estrada. São 27 pontes, 97 viadutos e um túnel já funcionando, além de duas pontes e outros 11 viadutos em construção. Impressionam, realmente, porque são obras caras e de grande impacto no sistema viário.
2 – Dos 238,5 km do trecho Sul já estão concluídos 214 km, o que representa 89%. Fato relevante e pouco conhecido: estão prontos 169 km de vias laterais.
3 – Para completar toda a pavimentação faltam os lotes 25 (Laguna a Capivari) e 29 (Araranguá-Sombrio), mantido o prazo de conclusão para o fim do ano.
4 – O túnel do Morro dos Cavalos não tem projetos e nem licenças ambientais. O túnel do Morro do Formigão (Tubarão) depende de lançamento de edital para o projeto. Acrescente-se a ponte de Cabeçudas e se terá três gargalos que afunilarão tudo por mais três anos, no mínimo.
5 – A duplicação da BR-470 (Indaial-Navegantes, 74 km, custo de R$ 1,4 bilhão) tem licitação de obras prevista para setembro. O projeto continua sendo elaborado. Prazos idênticos valem para a BR-280 (76,4 km entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, R$ 1,1 bilhão).
6 – A ampliação da Via Expressa de Florianópolis (trecho de 5,6 km da BR-282 entre a Ilha e a BR-101) depende de projeto, agora em execução.
7 – O aumento da capacidade da BR-163, entre São Miguel d'Oeste e Dionisio Cerqueira, com 62 km, teve projeto concluído e edital das obras será lançado em julho.
8 – O projeto executivo da BR-285, entre Timbé do Sul e a divisa RS, com 22 km, está em execução.
9 – O Dnit está instalando 204 redutores de velocidade com radares. E a ANTT já autorizou o limite de velocidade na BR-101 Sul em 110 km/hora. Estuda ampliá-la para o setor Norte.
10- A Ferrovia da Integração (Chapecó-Itajaí, 622,4 km) continua no papel. A Ferrovia Litorânea (Araquari-Imbituba, 236,5 km) tem projeto em andamento.
11 – O Dnit prevê para julho o lançamento dos editais para restauração e melhoria de 1.248 km de rodovias catarinenses.
Portanto, é celebrar o concluído e cobrar o que está faltando.
Data: 22 de junho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12563
Coluna: Moacir Pereira
Página: 6
Jornalista: Moacir Pereira