O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) participou nesta segunda-feira, 7, da abertura do XVII Fórum Catarinense de Educação Infantil, no Teatro da Vinci, em Indaial. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Indaial, Grupo Gestor do Fórum Catarinense de Educação Infantil e Movimento Interfórum de Educação Infantil (Mieib).
Com programação voltada aos educadores, gestores municipais das políticas da Educação Infantil, pesquisadores da área e Conselheiros Municipais e Estaduais de Educação, o fórum objetiva discutir as políticas de Educação Infantil no Estado, bem como articular os fóruns regionais da área.
Segundo o secretário municipal de Educação de Indaial, Almir Kuehn, o Fórum Catarinense de Educação Infantil é um espaço de promoção, defesa e garantia dos direitos da criança, com prioridade a infância. "Além disso, é um momento em que podemos discutir, deliberar, propor e fiscalizar as políticas públicas para a infância" explica.
O primeiro dia do evento foi marcado pela palestra da professora Rita de Cássia de Freitas Coelho, integrante do Comitê Gestor do Mieib Nacional, que abordou as políticas de conveniamento e os estudos do CAQ (Custo Aluno Qualidade) no contexto do Fundeb (fundo da educação básica). No segundo dia, 8, a discussão foi sobre o papel político do Conselho e Sistema Municipal de Educação enquanto normatizador da educação na infância no mundo. Na ocasião, foi elaborada também a Carta de Indaial.
"Momentos como esse são imprescindíveis para a melhoria das políticas públicas para a Educação Infantil na região e no Estado. É importante que os educadores prestigiem esses eventos e participem ativamente das discussões em prol da segurança dos direitos da criança" conclui o presidente da Ammvi, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode. Participaram do Fórum cerca de 60 educadores dos municípios da Ammvi.
GALERIA DE FOTOS E ARQUIVOS (clique aqui)
Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI (reprodução autorizada mediante citação da fonte)