Qualificar os serviços públicos municipais prestados ao cidadão é o objetivo do III Congresso Estadual de Gestão Pública Municipal, realizado pela Federação Catarinense de Municípios em parceria com as Associações de Municípios, nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Na abertura será realizada a palestra com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida.
O evento é destinado aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes políticos e servidores públicos dos 293 municípios catarinenses. O Congresso contará com a participação dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva e da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, além de representantes de prefeituras e do governo, dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
O Congresso inicia com a discussão dos temas: assistência social, educação e saúde. Segundo o presidente da Fecam, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, os assuntos serão abordados com os prefeitos, através da apresentação de programas executados nos próprios municípios catarinenses. "Nosso objetivo é apresentar ao prefeito que é possível melhorar a gestão pública municipal e oferecer ao cidadão melhor atendimento local", disse.
Neste painel, serão relatados cases de programas federais desempenhados pelos municípios de Chapecó, Pinhalzinho, Balneário Camboriú e Blumenau, além de iniciativas pioneiras na instalação de consórcios públicos nas regiões do Estado.
Já nas áreas de planejamento municipal e gestão pública serão apresentados os projetos executados nas prefeituras de Joinville e Jaraguá do Sul e nas associações de municípios: Amfri e Amerios.
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa do Congresso no dia 22, as 16h, onde abordará a Política Nacional do Meio Ambiente e a utilização do Fundo Nacional de Meio Ambiente. Representantes da Funasa e Casan também esclarecerão dúvidas dos gestores municipais em relação aos projetos de investimentos e consórcios, além da Política de Saneamento e Meio Ambiente.
Articulação política
No último dia do Congresso, a programação contempla a discussão de temas atuais na área de política, como por exemplo, fidelidade partidária e apoio parlamentar aos municípios catarinenses. O encerramento será realizado pelo Ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima.
Fonte: Ascom Fecam