A audiência pública realizada para debater a proposta de federalização da Universidade Regional de Blumenau realizada ontem, 21, lotou o Auditório Professor Milton Pompeu da Costa Ribeiro, Bloco J da Universidade. Foram definidas três ações para fortalecer o movimento na região, no Estado e em Brasília: esclarecer os servidores sobre a viabilidade do projeto, mobilizar os acadêmicos através do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e buscar maior apoio político de parlamentares estaduais e federais de Santa Catarina.
Para a coordenadora do comitê Furb Federal, Eliana Spengler, a audiência foi produtiva especialmente pela boa presença de acadêmicos e secundaristas, principal foco do movimento que visa garantir o acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade. Sobre a representação política, informou que não foi maior porque os prefeitos da região estão participando d Congresso de Gestão Pública Municipal, em Chapecó. "Os prefeitos e vereadores da região estão conosco e colaboram enviando abaixo-assinados que mandam coletar", informa a coordenadora.
O comitê, no qual a Ammvi tem assento, volta a se reunir dia 1º de junho. Seus membros vão fazer um balanço da audiência e definir as estratégias para os próximos meses baseados no que foi acordado no encontro. A coordenadora adianta que está marcando audiência com o governador e quer comprometer os parlamentares da região a pressionarem pela federalização em Brasília. "Não basta apoio, queremos que os parlamentares abracem a causa da comunidade", afirmou.
Outra ação que o comitê vai tocar para mobilizar Blumenau e os municípios vizinhos é o "Dia da Federalização". Ela vai lutar também para que o comitê tenha um "embaixador" em Florianópolis e em Brasília para lutar pelo movimento, que tem projeto de lei tramitando no Senado.
O evento foi prestigiado pelo reitor Eduardo Deschamps, pelo vice-reitor Romero Fenili e pelo vice-prefeito de Blumenau, Edson Brunsfeld. Um deputado, Amaury Soures, representou a Assembléia Legislativa e um assessor o deputado federal Décio Lima e a deputada Ana Paula. Nenhum secretário estadual compareceu, mas Jean Kulhmann, de Blumenau, mandou representante.
Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing da Furb, por Michel Imme.