A Universidade Regional de Blumenau (FURB) está participando de um projeto de eco-inovação em gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos e reciclagem, em uma cooperação internacional que envolve a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e instituições públicas e privadas da Suécia. A parceria iniciou no final de 2011, junto à Universidade de Boras – com a qual a FURB possui convênio de intercâmbio acadêmico -, e ganhou um novo parceiro no início deste mês: o Science Partner (Instituto de Pesquisas Técnicas da Suécia), que receberá verba da Vinnova, Agência de Inovação do governo sueco.
O projeto agora envolve também duas novas pesquisas: uma sobre recuperação de metais e lixo eletrônico, feita pelo curso de Engenharia Química da FURB, e outra sobre produção de biogás, pelo Mestrado em Engenharia Ambiental. O estudo de novas tecnologias para a gestão do lixo na região – de métodos de reciclagem até sistemas de logística e campanhas educativas – será desenvolvido numa cooperação entre as duas universidades, a Ammvi e instituições suecas, com o objetivo de criar um modelo internacional para o setor – interessando inclusive empresas globais especializadas, como a Stenna Metal Group, que atualmente opera em 14 países.
Em Boras, atualmente, 99% do lixo é reaproveitado. O aproveitamento quase total dos resíduos ocorre graças à uma mescla de incentivos por parte do poder público, uso de tecnologias inovadoras e retorno financeiro ao cidadão – a conta de luz dos habitantes da cidade, com a transformação do lixo orgânico em biogás, chega até a metade da média paga pelos suecos.
Seminário internacional
Já está marcado para os dias 23 e 24 de janeiro um seminário internacional, na FURB, com a participação de todos os envolvidos n projeto. O encontro servirá para avaliar o potencial de eco-soluções no Vale do Itajaí e servir de base para a elaboração de um plano de gestão de resíduos para a região, coordenado pela Ammvi, que representa 14 municípios da região.
Site Furb.