A implantação de um campus da UFSC em Blumenau foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2011. Durante pouco mais de 15 meses, foi discutida a hipótese de constituir a universidade federal da região a partir da estrutura da Furb, em uma parceria com a UFSC. Entretanto, em novembro de 2012, a reitora da UFSC, Roselane Neckel, apontou questões legais para descartar a possibilidade de federalização da Furb. O reitor João Natel afirma que a atual gestão da UFSC nunca procurou a universidade blumenauense para conversar desde que assumiu a reitoria:
– A Furb sempre quis ajudar neste processo e dialogar. Poderíamos ter feito uma parceria muito boa, ofertando um número melhor de vagas e que faria justiça ao Vale do Itajaí.
Apesar das negociações frustradas, Natel garantiu que a Furb receberá bem a nova universidade, oferecendo ajuda no que for possível. Coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional da Furb, Oklinger Mantovaneli Júnior acredita que, com a abertura de um braço da UFSC na cidade, é o Vale que perde:
– Esta solução é um quebra-galho, que deixa de aproveitar a estrutura consolidada pela Furb por mais de 40 anos – afirma.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12800.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Sarita Gianesini (sarita.gianesini@santa.com.br).