BLUMENAU – Após o anúncio de que a vinda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o município está previsto para ocorrer ainda neste ano, movimentos que lutam pela federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) organizam encontros e manifestações para os próximos dias.
O Comitê Pró-Federalização da Furb se reúne em assembleia no campus 1 da universidade na próxima sexta-feira, às 16h. O coordenador do grupo, Clóvis Reis, explica que o encontro é para discutir os rumos do movimento:
– Mesmo com o anúncio da vinda da UFSC para cá, nosso movimento pela federalização da Furb continua. O Vale do Itajaí precisa de uma universidade, e não só de um campus público.
Pelo Facebook, estudantes também organizam uma passeata para a próxima quarta-feira, às 19h30min. O Fora Puxadinho, Queremos Furb Federal será um protesto em resposta à instalação de um campus da UFSC no município. "Se você também não acha justo que toda a mobilização pela federalização da FURB não foi levada em consideração, pela UFSC e demais políticos que se colocaram a favor da federalização. Venha pra rua e mobilize-se, agora é a hora, esse é o momento", diz a descrição do evento na rede social.
Desde a criação do evento, na segunda-feira, até as 20h de ontem, pelo menos 294 pessoas haviam confirmado presença na passeata. Os estudantes devem se reunir em frente à biblioteca central.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12801.
Editoria: Política.
Página: 4.