A implantação de ferrovias em Santa Catarina poderia auxiliar também na redução do fluxo de caminhões pelas rodovias. A expectativa é que isso também representaria mais segurança para os usuários, com menor número de acidentes.
O secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchini, estima que a Ferrovia Leste-Oeste iria retirar 4 mil caminhões das BRs 282 e 470, esta última ligando o Litoral Norte ao Meio-Oeste catarinense.
A vinda da ferrovia para o Vale do Itajaí é uma das bandeiras defendidas pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
Somente a BR-282, entre Florianópolis e Paraíso, registra uma morte a cada três dias, segundo levantamento da Fiesc com a Polícia Rodoviária Federal.
As ferrovias poderiam resolver dois problemas, das indústrias e também da população que transita pelas estradas. Como a produção nacional de grãos está aumentando e haverá demanda, os motoristas de caminhão não precisam se preocupar com as ferrovias.
Além disso, os caminhões serão utilizados no transporte até as ferrovias, sem precisar fazer longas distâncias, melhorando a qualidade de vida dos caminhoneiros.
Site: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12821.
Editoria: Economia.
Página: 7.