Universidade cede terreno

BLUMENAU – Mais um passo foi dado na direção de fomentar conhecimento e desenvolvimento em para a região de Blumenau. Ontem de manhã, o reitor da Furb, João Natel, e o prefeito Napoleão Bernardes assinaram o Projeto de Lei para a cessão de um terreno da universidade ao Estado, visando à construção do Centro de Inovação. O projeto, discutido desde 2008, tem o objetivo de unir governos, empresas e universidades na busca por novas expectativas para o desenvolvimento e a economia da região. Agora, a Câmara precisa aprovar a doação para dar continuidade ao processo de instalação.
No que depender do presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira, o projeto entra em votação nesta semana, com probabilidade de 100% de aprovação. Segundo o vereador, iniciativas deste tipo têm total apoio do Legislativo:
– Vamos colocar na pauta imediatamente e, com certeza, o projeto será aprovado. No entanto, vamos fazer nosso papel e fiscalizar o andamento de todo o processo.
O terreno onde será construído o Centro de Inovação fica anexo ao campus 2 da Furb, na Rua São Paulo, Bairro Itoupava Seca, nos fundos de uma das construções já existentes. O espaço abrigará um prédio de 4 mil metros quadrados, que já tem R$ 5 milhões empenhados do governo do Estado. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre deste ano, com entrega em 18 meses. Se tudo correr como o esperado por Natel, a nova estrutura começa a funcionar no início de 2015.

Mas a mudança não será vista somente no campus 2 da Furb, pelo menos é isso que espera o reitor. O projeto foi inspirado em um modelo implantado em Barcelona (Espanha), cujo objetivo é mudar física e socialmente a região onde fica o Centro, um local que seria chamado de Distrito de Inovação. Em Blumenau, englobaria praticamente toda a Itoupava Seca, indo da Ponte do Tamarindo até a Ponte Santa Catarina.

– A intenção é levar para a região os interessados em participar do desenvolvimento das atividades ligadas ao Centro. Para isto, vamos precisar da parceria com empresas e o governo municipal. Fomentando novos projetos, conseguiremos ter uma diversificação econômica, que nos ajudará a crescer cada vez mais.

Em Blumenau, o foco serão projetos nas áreas de Tecnologia da Informações e Comunicação, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Têxtil e Gráfica. Cada região que receber um centro – são mais nove em todo o Estado – buscará investir em tecnologias que estejam ligadas diretamente à própria economia.

Também foi assinado ontem o Projeto de Lei para a cessão do terreno que fica na Rua Marta Jensen, no Bairro Salto Weissbach, onde será construído o Centro Dia do Idoso. A nova estrutura, que faz parte do programa Pacto por Santa Catarina, pretende atender idosos que precisam de atenção especial, com algum grau de dependência e que não podem ser cuidados pela família durante o horário de trabalho. A intenção é manter o idoso próximo da família, sem internação em casas asilares.

As obras ficam a cargo do Estado, com verba do BNDES, e o município entra com terreno, mobília, pessoal e manutenção. A previsão é entregar toda a documentação para o Estado até 16 de maio e, então, começar a montar o cronograma da obras até o início dos atendimentos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12834.
Editoria: Economia.
Página: 12.
Jornalista: Daniela Pereira (daniela.pereira@santa.com.br).