PM pedirá reforço para nova estrutura

Independente do local em que o complexo for instalado, há a necessidade de aumentar a segurança na cidade. Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar em Blumenau, o tenente-coronel Cláudio Roberto Koglin afirma que a corporação não foi procurada para o debate sobre o local do complexo penitenciário, mas disse que não havia necessidade disso:

– Confio nos técnicos do Deap. Eles sabem as condições de segurança que a área deve ter.

Por outro lado, Koglin admite que pedirá ao comando da PM reforço no efetivo para atender o complexo.

– Preciso de, pelo menos, 36 policiais somente para ficarem lá – destacou.

O prefeito de Gaspar, Celso Zuchi afirma que, se o complexo for construído lá, o município exigirá que as polícias Militar e Civil estejam asseguradas para receber uma penitenciária.

– Precisaremos de mais policiais e aparelhagem. Há necessidade de um Fórum para dar o suporte necessário. O novo Fórum em Gaspar está para ser construído há anos e ainda não tem nem licitação – ressalta.

O delegado regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, acredita que a penitenciária, com situação melhor do que o Presídio Regional de Blumenau, melhorará os níveis de reincidência criminal na região.

– Se houver trabalho para os detentos e condições melhores na estrutura do presídio, com certeza, os números de reincidência vão diminuir. É um reflexo – ressalta o delegado.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12831.
Editoria: Segurança.
Página: 24.
Jornalista: Fernanda Ribas (fernanda.ribas@santa.com.br).