Prefeitos latinos assumem compromissos para o desenvolvimento dos municípios

Intensificar a cooperação técnica entre municípios, fortalecer as políticas públicas de inclusão social, meio ambiente sustentável e cultura, promover eqüidade de gênero e fomentar o associativismo municipalista foram os compromissos assumidos no encerramento do III Congresso Latino Americano de Cidades e Governos Locais, 27 de julho, em Florianópolis. O evento é uma promoção da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Latino-americana de Cidades e Governos Locais (Flacma) com apoio da Federaçao Catarinense de Municípios.

As prioridades constam em um documento elaborado pela Flacma, que será encaminhado a todos os participantes, governos e autoridades de toda a América Latina. O secretário executivo da entidade, Guillermo Tapia Nicola, realizou a leitura do documento aos prefeitos latinos e afirmou o compromisso da entidade de orientar os gestores municipais para alcançar estes objetivos. O secretário também confirmou que no próximo ano, o Congresso acontecerá no país do México. A realização do evento integra a programação festiva da Cidade do México, que em 2008 comemora o bicentenário de sua Proclamação da República.   

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski, a integração dos municípios da América Latina é fundamental para alcançar a descentralização das políticas municipalistas. "Este Congresso foi um momento singular para a troca de experiência. Foi possível conhecer soluções inéditas que estão sendo realizadas em diversos países, mesmo com a falta de recursos", disse.

Fonte: Ascom Fecam